RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

26/06/2014 

Adaptação do romance homônimo de José Saramago, O Homem Duplicado estreia hoje em Fortaleza

Um professor de História com uma vida monótona e certinha se depara, por acaso, com um sósia entre os coadjuvantes de um filme. A descoberta o perturba tanto que ele empreende uma busca desenfreada de seu duplo, e isso lhe acarreta uma série de mudanças na vida.

Esse é o mote da história contada por José Saramago (1922-2010) no romance O homem duplicado, de 2002, agora adaptado pelo diretor canadense Denis Villeneuve (Incêndios e Os suspeitos). A produção, que tem o roteiro assinado por Javier Gullón e o ator Jake Gyllenhaal interpretando os protagonistas, foi liberada pelo escritor pouco antes de sua morte. O filme entra em cartaz hoje no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco.

Com o mesmo título do romance, o longa de Villeneuve, porém, não faz uma mera transposição da obra literária para a telona. Na cerimônia de lançamento de O homem duplicado - Enemy, no título original -, a viúva do Nobel de Literatura, que aprovou a adaptação, alertou: o leitor talvez não encontre o livro, mas Saramago está lá.

Provocação
Para Camila Vieira, crítica de cinema, jornalista e doutoranda em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a obra de Villeneuve é enigmática.

“As imagens são contaminadas por uma atmosfera de mistério; há um desenvolvimento da questão do duplo pelo que ele pode provocar de estranhamento. Tem também um sentimento de insatisfação e de desconforto, de que as coisas poderiam ser diferentes e como a possibilidade de mudar pode ser o fracasso de uma experiência. É um filme que me instigou bastante”, elogia Camila.

Fonte: O Povo
Última atualização: 26/06/2014 às 10:25:58
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet vermektedir.
sex sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri bekliyor. Ustelik hd sex porno videolari da bulunmakta.
Kayitli olmayan kisiler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel site. Programsiz ve basit mp3 cevirme programi sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001
(85) 3252 4266 / 3226 9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br