RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

10/06/2014 

Durante a Copa eventos culturais modificam agenda

As ruas talvez não estejam pintadas de verde e amarelo e enfeitadas com bandeirolas com a mesma intensidade que se via em edições anteriores do Mundial, mas o fato é que Fortaleza, assim como outras cidades brasileiras, está, à sua maneira, em clima de Copa do Mundo. Levando em consideração o mês atípico, para além da exibição dos 64 jogos, o que Fortaleza pretende oferecer a turistas e à população local?

Os equipamentos culturais da cidade e do interior do Estado não interromperão a programação durante os meses de junho e julho, mas alguns não deverão oferecer atividades nos dias em que há jogos em Fortaleza ou da seleção brasileira.

O Theatro José de Alencar, por exemplo, estará aberto regularmente durante o evento para as visitas guiadas. Entretanto, no dia 17 de junho, data de comemoração dos 104 anos do TJA e também da partida entre Brasil e México em Fortaleza, o funcionamento segue apenas até meio-dia. No dia 29, caso o Brasil se classifique às quartas de final como segundo lugar de seu grupo, o jogo acontece na Capital cearense e, portanto, a programação do equipamento será cancelada.

Já a Caixa Cultural Fortaleza funcionará normalmente no período da Copa do Mundo, mas ajustará seu horário de visitação em alguns dias conforme os jogos da seleção brasileira. Nesta quinta-feira, na abertura do mundial, o equipamento funciona das 10h às 16h. No dia 17, as atividades são realizadas das 10h às 15h. No dia 23, quando a seleção nacional joga em Brasília contra Camarões, a Caixa estará fechada ao público.

Feitas essas ressalvas, ainda se encontrará possível para visitação a mostra "O Haver", do artista gráfico e ilustrador Elifas Andreato, uma homenagem a Vinicius de Moraes (até 27/07). Outras apresentações entram em cartaz na época da Copa, como o show em comemoração aos 20 anos do Pife Muderno, grupo liderado pelo multi-instrumentista Carlos Malta (20 a 22/06); o espetáculo de teatro e dança "Império das Luzes", elaborado a partir da oficina intitulada Pré-expressividade e criação pelo grupo Aprendizes em Troca (27 a 29/06); projeto Solo Música com o multi artista Klaus Koti (01/07); e dois espetáculos irmãos de dança, VRUM para adultos e Vrumvrumzinho para crianças, união entre artes visuais, música e improviso multimídia (03 a 06/07).

Do mundo

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por sua vez, decide complementar o megaevento com a semana "Dragão do Mundo" justamente no período que compreende a abertura do mundial, jogos em Fortaleza e da seleção.

Serão cinco dias seguidos de shows, feira de artesanato e de comida de rua, Fuxico no Dragão e abertura de uma grande mostra sobre a arte cearense: a exposição Carneiro.

Dentre os convidados musicais do Dragão, figuram Os Transacionais, Leite de Rosas e Os Alfazemas, Bateria Unidos da Cachorra, Aldo Sena, Rebel Lion, DJ Biruta, Los Sebosos Postizos interpretando Jorge Ben Jor e Emicida.

Entre 11 a 17 de junho, a programação compõe a primeira parte da agenda de férias do equipamento. Embora a entrada seja gratuita, é preciso retirar ingresso para os shows da Praça Verde no dia pretendido, a partir das 10h.

Do forró ao samba: uma copa musical

 Entre "vai ter Copa" e "não vai ter Copa", o que se sabe é que vai ter, sim, festa junina. O já tradicional forró no Mercado dos Pinhões ganha edição especial durante o sexto mês, voltado ao arrasta-pé típico do período.

O "arraiá" acontece às sextas-feiras, sábados e domingos, e contará com as apresentações de Gildário do Assaré (13 e 21), Xote dos Meninos (14 e 27), Madson Andrade e Lasca Coco (15), Nonato do Cavaquinho e Cycera Pérola Negra (20), Os Januários (22), e Quadrilha Junina Roçado da Chiquinha para adultos e Israel Sousa (28).

Na abertura da Copa, na próxima quinta-feira, se encerra o Arraiá do Ceará, promovido pela União Junina do Ceará em parceria com a TV Verdes Mares, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar.

Ao todo, 25 quadrilhas se apresentam de hoje até o dia 12; a campeã representará o Estado no São João do Nordeste, evento que acontecerá, este ano, em Pernambuco, na cidade de Jaboatão dos Guararapes. A entrada para o Arrraiá do Ceará é gratuita.

Já o CRAS Bom Jardim sedia a quadrilha "Me Segura se Não Eu Caio", realizada pelo Grupo da Melhor Idade, para idosos a partir dos 60 anos, às 19h dos dias 11 e 25 na Praça Central do bairro. No mesmo espaço e horário, porém no dia 27, o Grupo Junino Família Arrasta Pé apresenta a quadrilha "Família Arrasta Pé", com direito a casamento matuto, dança do casal de noivos e rainha. A festa já se tornou uma tradição do grupo, formado por jovens do bairro Parque São Vicente e do Bom Jardim, em 2010.

Fan Fest

Mas para quem pretender unir futebol e entretenimento, o destaque de programação especial para a Copa é a FIFA Fan Fest. De 12 de junho a 13 de julho, os torcedores poderão assistir aos jogos no telão de alta definição instalado no Aterro da Praia de Iracema.

Antes e depois das partidas, a programação cultural é constituída de apresentações de maracatus, quadrilhas juninas, música - com atrações nacionais e locais, e shows de humor.

Dentre os convidados, Bell Marques, Sambô, Biquíni Cavadão, Ítalo e Renno, Aviões do Forró, Arsenic, Caribbean Kings, bloco Camaleões do Vila, Soul Pop, Dona Leda, Israel Souza, Nigroover, Companhia Txai de danças populares - Show Vida de Negro, Quadrilha Fulô do Sertão e Afoxé Acabaca.

SAIBA MAIS

Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525, Centro
Contato: (85) 3101.2583

Caixa Cultural Fortaleza
Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema. Contato: (85) 3453.2770

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)
Rua Boris, 90, Praia de Iracema
Contato: (85) 3488.8600

Mercado dos Pinhões
Praça Visconde de Pelotas, 41, Centro. Contato: (85) 3105.1146 (Secretaria de Cultura de Fortaleza)

CRAS Bom Jardim
Rua Coronel João Correia, 2023, Bom Jardim. Contato: (85) 3105.2007

Fan Fest
Aterro da Praia de Iracema

Fonte: Diário do Nordeste
Última atualização: 10/06/2014 às 11:03:57
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet vermektedir.
sex sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri bekliyor. Ustelik hd sex porno videolari da bulunmakta.
Kayitli olmayan kisiler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel site. Programsiz ve basit mp3 cevirme programi sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001
(85) 3252 4266 / 3226 9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br