RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

05/11/2018 

Setor privado intensifica cobiça sobre recursos do FGTS

Os bancos privados estão de olho apenas nos ativos, que já passam de R$ 510 bilhões, sem qualquer preocupação com o papel social do Fundo de Garantia

Segundo divulgado pela imprensa no dia 1º deste mês, o presidente do Santander, Sérgio Rial, defende que o novo governo trabalhe para a quebra de monopólios nos serviços financeiros. Entre eles estão depósitos judiciais, folhas de pagamento de determinadas categorias e a gestão dos recursos do FGTS. “Temos um sistema financeiro que é maduro o suficiente para competir por esses serviços”, afirmou Rial.

A cobiça do setor privado sobre o Fundo de Garantia não é nova, mas tem se intensificado nos últimos anos. E a atual gestão contribuiu para isso. Enquanto, recentemente, o banco público suspendeu para imóveis usados a Pró-Cotista, linha de financiamento habitacional que utiliza recursos do FGTS e é a mais barata do mercado, o Santander passou a oferecer empréstimos nesta modalidade e o Bradesco informou que vai operá-la em 2019.

“É com recursos do Fundo de Garantia que a Caixa desenvolve políticas públicas nas áreas de habitação e saneamento, por exemplo. É dinheiro dos trabalhadores auxiliando na melhoria de vida dos trabalhadores. Os bancos privados estão de olho apenas nos ativos, que já passam dos R$ 510 bilhões, sem qualquer preocupação com o social, apenas prometendo uma melhor remuneração”, alerta o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Ele critica ainda a interferência do Santander nos rumos do país. “Trata-se de uma instituição estrangeira que, em suas propagandas mais recentes, tem se posicionado cada vez mais contra os brasileiros em assuntos como reforma trabalhista, reforma da Previdência e precarização do trabalho. Isso só reforça que a preocupação com o desenvolvimento social, sobretudo dos mais carentes, não é a prioridade desse e de outros bancos privados”, frisa.

Centralização na Caixa

Jair Ferreira lembra que o FGTS como está hoje, com contas organizadas, só foi possível graças à Caixa. “Até 1990, cada empresa escolhia o banco em que efetuava os depósitos dos valores dos trabalhadores. Com a alta rotatividade de emprego, havia descontrole da aplicação dos recursos e da regularidade do recolhimento, o que gerava contas inativas e dinheiro perdido nos bancos. Graças à luta dos bancárias e bancárias da Caixa, da qual temos muito orgulho, foi possível centralizar as contas”, conta.

Não tem sentido privatizar a gestão do FGTS

A Fenae lançou em outubro a campanha “Não tem sentido”, cujo objetivo é mobilizar os empregados da Caixa e a sociedade mostrando que o banco precisa continuar 100% público, forte, social e a serviço dos brasileiros. E fazer parte é muito simples! Por meio do site www.naotemsentido.com.br, é possível enviar vídeos ou escrever depoimentos opinando por quais motivos a empresa não pode ser privatizada ou enfraquecida.

Em manifesto divulgado por ocasião do lançamento da campanha, a Fenae destaca que não tem sentido jogar fora conquistas importantes. “Poupança, penhor, habitação, FGTS, programas sociais inovadores, eficientes e reconhecidos no mundo inteiro. Em 157 anos de existência a Caixa consolidou o seu protagonismo no desenvolvimento econômico e social do Brasil”. E ainda: “Quem defende a privatização da Caixa, seja de todo o banco ou seja em partes, não tem o menor compromisso com o Brasil e com os brasileiros”.
 

Fonte: Fenae
Última atualização: 05/11/2018 às 10:47:00
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet vermektedir.
sex sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri bekliyor. Ustelik hd sex porno videolari da bulunmakta.
Kayitli olmayan kisiler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel site. Programsiz ve basit mp3 cevirme programi sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001
(85) 3252 4266 / 3226 9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br