RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

02/10/2017 

Banco do Nordeste recebe propostas de consultoria para avaliar o FNE

Encerrou às 9h do último dia 25/9 o prazo estipulado em edital de tomada de preços publicado pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A. para empresas interessadas em participar de licitação destinada objetivando contratar serviço de consultoria técnica-científica para avaliar a eficiência do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

A licitação utilizará a metodologia de Análise Envoltória de dados e a empresa vencedora  do processo terá o prazo de 12 meses, iniciando em janeiro e concluindo em dezembro, para entregar o relatório final do estudo que prevê, além da apresentação do plano de trabalho, a revisão da literatura a respeito do tema, coleta de informações, tratamento dos dados, entre outras etapas.

O BNB não divulgou o preço global estimado do estudo, alegando estar respaldado para isso no Acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) nº 2080/2012, mas esclarece que o tipo de julgamento para escolha da consultoria considerará os fatores técnicos e preço, com ponderação de 50% para cada item.

De acordo com o edital publicado pelo BNB o projeto visa avaliar a eficiência do FNE como mecanismo de política regional no Brasil. Para tanto, prevê a verificação de quais municípios têm respondido com maior eficiência aos investimentos realizados no âmbito do FNE e também verificar quais setores e atividades beneficiados respondem melhor aos recursos aplicados.

O Sindicato dos Bancários do Ceará, sempre atento à defesa e fortalecimento do sistema financeiro público, vê com desconfiança a realização de estudo dessa magnitude justamente nesse governo que tem anunciado o desmonte do Estado brasileiro pela privatização das estatais e redução de verbas para programas sociais e setores estratégicos para a sociedade, principalmente os mais carentes, como o caso do corte de recursos para educação e saúde.

Por outro lado, analisa a direção do Sindicato, a área econômica do Governo é hoje totalmente dirigida por representantes do capital financeiro privado – casos do ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, vinculados a instituições como Itaú e outros conglomerados de caráter inclusive internacional.

Para Tomaz de Aquino, diretor do SEEB/CE e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), não é novidade a cobiça dos banqueiros privados em relação à administração dos fundos constitucionais, principalmente o FNE, que é o mais robusto, movimentando cerca de R$ 20 bilhões em média por ano, nos últimos anos.

Os banqueiros privados sempre manifestaram o interesse de gerir esses fundos, só que com o objetivo de emprestar ao próprio governo federal para rolagem da dívida e assim incrementar ainda mais os seus lucros escandalosos, declarou Tomaz de Aquino. E concluiu: “nesse governo Temerário tudo isso pode ser concretizado, significando a extinção por inanição do Banco do Nordeste do Brasil”.

“Se o BNB mantém o Escritório Técnico do Estado Econômico (ETENE) para realizar estudos e avaliações dos programas de desenvolvimento implementados na sua área de atuação, porque despender recursos com a contratação de uma consultoria externa para realizar essa tarefa? Penso que a questão vai muito além do custo financeiro para a Instituição. Pode ser uma estratégia para, através desse diagnóstico a ser feito por uma empresa externa, apontar a ineficácia do trabalho desenvolvido pelo corpo funcional do Banco no tocante ao FNE, descredenciando o BNB como gestor do Fundo para justificar sua transferência para bancos privados ou até mesmo a extinção do mecanismo”, disse Tomaz de Aquino.

Fonte: SEEB/CE
Última atualização: 02/10/2017 às 10:00:33
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
   Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001
(85) 3252 4266 / 3226 9194 - bancariosce@bancariosce.org.br
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br