RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

12/06/2015 

Fórum paritário cobra mais agilidade na implantação de melhorias nas condições de trabalho na Caixa

Em reunião realizada na terça-feira (16), em Brasília (DF), as representações dos trabalhadores no Fórum Paritário Nacional de Condições de Trabalho reivindicaram da Caixa Econômica Federal agilidade no retorno às demandas apresentadas nos fóruns regionais.

Reunião foi convocada para debater e buscar medidas de combate e prevenção a problemas encontrados nas unidades, como desrespeito à jornada de trabalho, assédio moral, cobrança por metas abusivas e falta de estrutura.

Inicialmente estava prevista, no Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015 (ACT), a instalação dos projetos-pilotos dos fóruns regionais em Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza e São Paulo. Mas, por conta do aumento considerável de assaltos a agências, o Rio de Janeiro foi incluído posteriormente.

Para os dirigentes dessas bases sindicais, a instalação dos fóruns foi positiva, pois possibilitou que as diversas áreas do banco dialogassem entre si, viabilizando celeridade no atendimento das demandas, mas consideram que é preciso aprimorar o seu funcionamento. Na avaliação das representações dos trabalhadores, é necessário que a Caixa envie para as reuniões gestores com poder de negociação.

“É necessário reforçar para os gestores a importância desses fóruns de diálogo e construção. Só assim poderemos resolver os problemas que afligem os trabalhadores e criar medidas preventivas para que não mais ocorram. São dificuldades que vão desde a desorganização no local de trabalho onde incluímos a carência de pessoal, que gera a sobrecarga de trabalho, a questões como falta de ar condicionado e segurança”, destacou a coordenadora do Fórum Paritário Nacional de Condições de Trabalho, Fabiana Uehara.

O gerente nacional em exercício da Geing (Informações Corporativas e Negociação Coletiva), José Isaac Arantes Freitas, reforçou a importância dos fóruns.

Participaram da reunião do fórum nacional representando as bases contempladas com os pilotos: Brasília: Abdan Teixeira (Fetec/Centro-Norte); Campinas: Carlos Augusto Silva/”Pipoca“ (Feeb/SP-MS); Curitiba: Genésio Cardoso (Fetec/PR); São Paulo: Valter San Martin Ribeiro (Fetec/SP); e Rio de Janeiro: Luiz Ricardo Maggi( Feeb RJ \ES), além das representantes da Contraf/CUT e integrantes do fórum nacional, Fabiana Uehara e Barbara Peixoto de Oliveira.

A Caixa foi representada por gestores da área de logística, segurança, redes, saúde e segurança do trabalhador e negociação coletiva.

Os projetos-pilotos dos fóruns regionais vão funcionar até a data de 31 de agosto. O prazo inicial de seis meses foi prorrogado por solicitação da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa – Contraf/CUT). “O fórum representa uma possibilidade de debater as demandas específicas da região. Em Curitiba, os encaminhamentos dados aos problemas que apresentamos foram satisfatórios e estamos prontos para sua instalação definitiva”, destacou Genésio Cardoso, integrante da CEE\Caixa – Contraf/CUT e diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba.

Transparência

Os representantes dos trabalhadores contestaram o posicionamento da Caixa de impedir que jornalistas das entidades sindicais acompanhem as reuniões dos fóruns regionais, casos ocorridos em Brasília e Curitiba e reivindicaram a revogação dessa medida. Consideram que foi uma medida unilateral tomada pelo banco. A Geing ficou de avaliar a reivindicação com as outras áreas.

 

Última atualização: 17/06/2015 às 12:49:15
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
   Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001
(85) 3252 4266 / 3226 9194 - bancariosce@bancariosce.org.br
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br