RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  29/10/2019
Edição Nº 1594 de 28 de outubro a 2 de novembro de 2019
OUTUBRO ROSA

CIRCUITO DO BEM ESTAR ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

No sábado, dia 26/10, o Sindicato dos Bancários do Ceará, através da secretaria de Igualdade e da Diversidade e do Comitê de Mulheres Bancárias Ana Dantas, promoveu o Circuito do Bem Estar, como parte da programação do Outubro Rosa. Com o apoio da Unimed Fortaleza, Cassi e da Secretaria Municipal de Saúde, a entidade ofereceu uma série de serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, massagem, acupuntura e vacinação H1N1.

Além disso, a médica Liana Benevides Guedes deu importantes orientações para a prevenção do câncer de mama. Ela enfatizou que a detecção precoce da doença é fundamental para a cura, alertou para fatores de risco (como tabagismo, sobrepeso, sedentarismo, má alimentação etc.) e condenou o uso meramente comercial da campanha Outubro Rosa. “Não basta só usar lacinho, camisa, garrafinha, se você não se cuida, não se previne, não vai ao médico”, destacou.

Em seguida, a psicóloga Maria Camila Moura falou sobre a importância da questão emocional na prevenção e superação do câncer de mama. Para isso, ela utilizou a sua própria experiência pessoal quando, aos 26 anos, descobriu um câncer de mama raro, mesmo estando fora de todos os fatores de risco. Ela falou que o controle emocional nesse momento é fundamental, destacou o fato de a sociedade fazer certas imposições estéticas, além de olhares e comentários inconvenientes. “Uma mulher com câncer não é uma guerreira, nem uma vítima, é um ser humano. Estou falando da minha experiência de ter vivido com câncer, mas isso vale para todos os espaços de nossas vidas: você deve traçar pequenas metas pessoais, trabalhar o emocional e procurar interações sociais e atividades positivas. Bem estar é uma decisão”. Da sua experiência, nasceu o livro Da Lama Nasce o Lótus.

Para finalizar, o maestro e musicoterapeuta Rogério Jales falou sobre a utilização da música na promoção da saúde e apresentou diversos momentos de como se aplicar esse processo com músicas da nossa MPB.

“Agradecemos a todos que participaram desse momento conosco com o objetivo de difundir experiências positivas e cuidados fundamentais na luta contra o câncer de mama. Não podemos acrescentar dias na nossa vida, mas podemos acrescentar vida nos nossos dias”, concluiu a secretaria de Igualdade e Diversidade, Francileuda Nascimento.

Clique aqui para a galeira de foto.

Última atualização: 29/10/2019 às 12:36:01
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Versão em PDF

Edição Nº 1594 de 28 de outubro a 2 de novembro de 2019

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Tribuna Bancária
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet vermektedir.
sex sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri bekliyor. Ustelik hd sex porno videolari da bulunmakta.
Kayitli olmayan kisiler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel site. Programsiz ve basit mp3 cevirme programi sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001
(85) 3252 4266 / 3226 9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br