RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  21/10/2019
Edição Nº 1593 de 21 a 26 de outubro de 2019
CAIXA DE ASSISTÊNCIA

SINDICATO ESCLARECE ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS SOBRE NEGOCIAÇÃO DA CASSI

“O momento é muito delicado e é preciso unidade para que possamos construir uma solução viável para a nossa Cassi. Vamos continuar unidos e manter as atividades para construirmos um caminho que impeça a alienação da carteira da Cassi, e atenda os interesses dos associados”
José Eduardo Marinho, diretor do Sindicato e funcionário do BB

Apesar de todo esforço empreendido por Contraf-CUT, Anabb, AAFBB e FAABB, a inconsequente decisão da Contec de se retirar da mesa de negociação com a Diretoria Executiva da Cassi, anunciada no dia 9 de outubro, traz graves prejuízos para a construção de uma solução consensual para a Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil.

A falta de uma proposta urgente para solucionar a situação da Cassi poderá resultar em uma possível alienação da carteira da Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil.

Segundo o membro do Conselho de Usuários da Cassi/CE, José Valdir Maciel, esta não é a primeira vez que a Contec se exime das suas responsabilidades, prejudicando a luta do movimento sindical e, consequentemente, a categoria bancária.

Foram vários episódios em que a Contec se retirou da mesa e, no fim os funcionários do BB saíram prejudicados: em 1996/97, quando a Contec abandonou o processo de negociação com o BB. Naquela negociação, os representantes dos funcionários defendiam a aprovação de um acordo com o banco que garantisse a manutenção do PCS que tinha interstícios de 12% a cada três anos. A Contec se retirou do processo negocial e ajuizou dissídio no TST. O resultado foi que o funcionalismo perdeu o PCS. Dois anos depois, em mais uma campanha salarial, a defesa era por um acordo com o BB que garantisse a manutenção do anuênio, e a Contec mais uma vez abandonou o processo negocial, ajuizando dissídio no TST, e perdeu-se o anuênio, que garantia o reajuste automático de 1% ao ano. Em 2004, a Contec ajuizou o dissídio novamente e os funcionáros tiveram que aceitar uma proposta rebaixada e a compensação dos dias parados. Agora, a Contec desistiu mais uma vez e quer entregar a decisão para a ANS.

A saída da Contec dos debates, neste momento, provoca atraso na negociação, tendo em vista que a Cassi entendeu que uma proposta efetiva só poderá ser construída com participação e consenso de todas as entidades. A Contraf-CUT e a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (COE/BB) enviaram ofício ao Banco do Brasil, que aceitou negociar a partir da premissa presente na última proposta apresentada ao corpo social, que trata da contribuição por dependente.

As entidades representativas entendem que a cobrança de percentual por dependente equaliza o uso da Cassi e não representa quebra de solidariedade. Embora a Cassi tenha se recusado a negociar a proposta construída por um grupo de 26 pessoas que estavam presentes no Seminário de Saúde dos Funcionários do BB, as mesas de negociação com as entidades estavam acontecendo.

A intervenção da ANS e a iminente ameaça de alienação da carteira da Cassi são consequências da não aprovação da última proposta apresentada ao corpo social. Na ocasião, o voto “sim” pela aprovação, orientado pela Contraf-CUT, representou a maioria dos votos, mas não alcançou o quórum de 2/3 estabelecido no estatuto. A votação foi marcada por disseminação de desinformações e confusão em razão da votação referente à prestação de contas da Cassi.

Última atualização: 21/10/2019 às 12:13:06
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Versão em PDF

Edição Nº 1593 de 21 a 26 de outubro de 2019

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Tribuna Bancária
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet vermektedir.
sex sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri bekliyor. Ustelik hd sex porno videolari da bulunmakta.
Kayitli olmayan kisiler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel site. Programsiz ve basit mp3 cevirme programi sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001
(85) 3252 4266 / 3226 9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br